Parabéns, você agora é um aluno da UFSCar, uma das universidades mais conceituadas do país, e em especial, parabéns também por estar iniciando um curso ainda novo no Brasil, embora já bastante antigo em outros países onde o investimento em C&T visando inovações tecnológicas são bem maiores do que por aqui.

Certamente você já sabe que o curso de Engenharia Física não é um dos mais fáceis, mas acreditamos que você tem condições e vontade de enfrentar os desafios que surgirão. Se precisar conte com a gente para ajuda-lo a enfrentar esses desafios.

Com certeza a formação adquirida no curso, e na UFSCar, irá prepará-lo muito bem para enfrentar o “mundo do trabalho” sem grandes problemas.

Se você quiser, o curso de EF poderá contribuir bastante para capacita-lo a trabalhar em diversas áreas. Temos alunos fazendo estágios e ex-alunos (já formados) trabalhando em empresas bastante diversas tais como: 3M, Tecumseh, Natura, Johnson's, IBM, Siemens, City Bank, Votorantin, Industra, etc. e também fazendo Iniciação Cientifica e Pós-Graduação nas mais diversas áreas.

Não se preocupe agora em saber onde você irá trabalhar daqui a 5 ou 6 anos, até lá muitas funções (profissões) poderão surgir e muitas deverão diminuir de importância (extinguir-se???). Prepare-se para atuar nesse mundo de incertezas, estudando, aprendendo, desaprendendo e re-aprendendo. Não se envergonhe de ser o melhor; procure ser o melhor e prepare para ser um eterno estudante.

Aproveite esse tempo na UFSCar para conhecer gente, estudar e se divertir (com responsabilidade).

 

Parabéns e sejam felizes, é o que desejamos a todos vocês.

Prof. José Marques Póvoa

Coordenador do curso de Engenharia Física.