Engenharia Física

 

A engrenagem – símbolo da engenharia.

O átomo – símbolo da física.

O natural, por tanto, para simbolizar a engenharia física seria compor os dois, mas esta engenharia é muito versátil, com infinitas possibilidades de atuação, então o símbolo do infinito. Os dois círculos representam a dualidade do princípio e fim, do nascimento e morte, etc.

Os elementos foram estilizados e interligados criando-se o movimento induzindo a evolução. A Simetria invertida refere-se ao micro e ao macro, a razão e a emoção.

“No giro infinito da engrenagem, em ano-luz ou nanometros a atuação do engenheiro físico se faz presente.”

 

O exotérico

            Quatro elementos aparecem no símbolo (a engrenagem, o infinito e dois círculos), pois quatro é o número do engenheiro, do executor.

            Branco e preto – a dualidade da junção de todas as cores a ausência de luz.

            A luminiscata (¥) é o símbolo da criação e da criatividade, da roda que gira sem parar originando a vida.

 

A mãe

            Esse símbolo foi criado por todas as mães e pais dos engenheiros físicos, pois foi fruto do amor por esses jovens que corajosamente abraçaram uma profissão nova e que certamente enchem de orgulho o coração de seus pais.

 

O agradecimento

            Aos professores José Marques Povoa e Fernando M. Araújo-Moreira pela coragem de abrirem novos caminhos a nossos filhos, a professora Ducinei Garcia pela possibilidade de permitir que, humildemente, eu pudesse representar a todos os pais de atuais e futuros engenheiros físicos e ao desenhista Márcio Seiti Kimura pelo auxílio prestado.

 

 

 

 

Arquiteta Silvana França

(mãe da aluna Thais-2001)